Artigos

HOME > ARTIGOS > Notícias > Ensino de Empreendedorismo Tecnológico é promovido por parceria ITA-FGV-Embraer

Ensino de Empreendedorismo Tecnológico é promovido por parceria ITA-FGV-Embraer

Pelo quarto ano um convênio entre a FGV, ITA e Embraer promove a disciplina “Criação de Negócios Tecnológicos” durante as férias de julho. Dedicada aos alunos de ambas as instituições de ensino e contando com o apoio da Embraer, esta disciplina eletiva foi desenhada para propiciar um ambiente onde os estudantes possam desenvolver novos negócios de cunho tecnológico, integrando as competências de estudantes de engenharia, administração e direito.

A disciplina é dividida em dois módulos, sendo o primeiro dedicado ao estudo de recursos empreendedores, formação das equipes multidisciplinares e identificação de problemas e desafios que desencadeiem oportunidades de negócios. Já o segundo é focado na estruturação do modelo de negócio e na captação de recursos externos.

Baseado em metodologias de ensino diversificadas, englobando palestras, mentorias, visitas e Challenge Based Learning,  a disciplina busca, ainda, incentivar a participação contínua dos alunos e propõe resolver desafios apresentados pela Embraer baseados em oportunidades reais identificadas pela companhia.

Este ano a empresa sugeriu que os alunos verificassem de que forma tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Impressoras 3D, Internet das coisas e Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados podem significar novas oportunidades de negócio.

A programação do curso inclui aulas expositivas e atividades práticas, buscando propor soluções inovadoras para os desafios apresentados. Todo este processo empreendedor é apoiado por visitas guiadas à Embraer, ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, ao Centro de Competência de Manufatura do ITA e ao Centro de Empreendedorismo CUBO em São Paulo.

O objetivo final do curso é desenvolver um protótipo conceitual baseado na combinação de expertise dos alunos. Os alunos da FGV trazem o conhecimento mais aprimorado em gestão, direito e empreendedorismo enquanto os alunos do ITA contribuem com o conhecimento de engenharia e tecnologias. O curso acontece ao longo de uma semana, com períodos residenciais no campus do ITA em São José dos Campos e da FGV em São Paulo.

 

Fonte: http://www.ita.br/noticias142

blog comments powered by Disqus

Últimas novidades

Os alunos do Projeto Solaris, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conquistaram neste ú

Pelo quarto ano um convênio entre a FGV, ITA e Embraer promove a disciplina "Criação de Negócios

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) firmara

Entre os dias 31 de julho e 05 de agosto, um total de 331 estudantes de mais de 70 universidades do

Visite nossos outros projetos: