Artigos

HOME > ARTIGOS > Destaque,Notícias > Alunos do ITA são premiados em Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos do ITA são premiados em Olimpíada Internacional de Matemática

Entre os dias 31 de julho e 05 de agosto, um total de 331 estudantes de mais de 70 universidades do mundo inteiro disputaram a 24th  International Mathematics Competition for University Students (IMC), realizada em Blagoevgrad, na Bulgária.

O desafio é solucionar, em duas sessões de cinco horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item deve ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

Neste ano de 2017 participaram da IMC alunos das seguintes universidades brasileiras: IME, ITA, PUC-Rio, USP e UFRJ, num total de 21 estudantes.

A equipe do ITA, composta por oito alunos, teve sete alunos premiados, conquistando duas medalhas de prata (second prize) e cinco de bronze (third prize). Com isso o ITA é a faculdade do Brasil que teve mais alunos premiados na competição deste ano.

Quanto à classificação por equipes, leva-se em conta a pontuação dos três melhores alunos e também a média de todos os alunos da equipe. Com esse critério, a equipe da PUC do Rio de Janeiro foi a melhor entre as faculdades do Brasil, ficando na 22ª posição. A equipe do ITA ficou na 35ª posição na classificação geral por universidades.

A participação da equipe do ITA foi coordenada pelo Prof. Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. O professor afirma que o bom resultado alcançado pela equipe deveu-se ao preparo e competência dos alunos, viabilizado pelo patrocínio de empresas que se dispuseram a financiar os estudantes; e ressalta a necessidade da continuidade desse apoio para os próximos eventos. Neste ano a viagem à Bulgária, a inscrição no evento e a hospedagem para os alunos do ITA foram patrocinadas pelo Banco Itaú, pelo colégio Ari de Sá e pelo empresário Walter Schalka. Os alunos do ITA contaram com o apoio da Associação Acadêmica Santos-Dumont.

Na seguinte tabela estão os resultados dos alunos do ITA.

Nome Prêmio
Victor Tadeu Tetsuo Suzuki Prata (Second Prize)
Erik Gabriel Araújo de Medeiros Prata (Second Prize)
Thiago Filipe de Medeiros Bronze (Third Prize)
Hudson William Braga Vieira Bronze (Third Prize)
Wagner Fonseca Rodrigues Bronze (Third Prize)
Carlos Alexandre Silva dos Santos Bronze (Third Prize)
Caio Cesar Saldanha Maia O. Kinelski Bronze (Third Prize)
Arthur Andrades Covatti Certificado participação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte : http://www.ita.br/noticias143

blog comments powered by Disqus

Últimas novidades

Os alunos do Projeto Solaris, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conquistaram neste ú

Pelo quarto ano um convênio entre a FGV, ITA e Embraer promove a disciplina "Criação de Negócios

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) firmara

Entre os dias 31 de julho e 05 de agosto, um total de 331 estudantes de mais de 70 universidades do

Visite nossos outros projetos: