Depoimento

HOME > Depoimentos > Como passar no ITA – Depoimentos de quem já passou

Depoimento de Como passar no ITA – Depoimentos de quem já passou

O ITA, sem dúvida, é um dos vestibulares mais difíceis do país. Muitas pessoas acham até impossível passar no Vestibular do ITA. Nosso objetivo é mostrar algumas dicas sobre como passar no ITA. Leia os depoimentos de quem passou e que prova por A + B de que é possível sim, passar no ITA.

como passar no ITA

Depoimento de Igor Rodrigues Barroso – Fortaleza – CE

Vou tomar este espaço pra contar um pouco da minha jornada até passar no ITA!

Bom, em 2006 eu cursei o 3o ano no Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza. No início, eu não sabia o que queria da vida, era um verdadeiro vagabundo. Eu não conseguia estudar mais que meia hora por dia e, logicamente, não passei no ITA por não ter praticamente nada de conteúdo.

Em 2007, me mudei para Brasília pois meu pai conseguiu um emprego melhor lá. Inicialmente eu tentei ficar em Fortaleza, pois sabia que a tradição de aprovação no ITA é maior aqui; porém, meu pai não deixou e eu fui morar em Brasília. De jeito nenhum eu me arrependo, pois lá conheci grandes pessoas e pude melhor minha base em 1000%.

Estudei feito um louco durante todo o ano. Começava as 8 horas da manhã e terminava as 2 horas da madrugada! No domingo eu descansava, nas férias de julho tive aulas. O cursinho que eu estive matriculado era o Pódion, que é o grande e Brasília. Ainda não há muita tradição por lá, mas o cursinho está melhorando MUITO a cada ano. Prova disso: em 2007 não aprovou ninguém no ITA e em 2008, aprovou 4 alunos! Bom, continuando.. Em 2008, convenci meu pai a vir morar em Fortaleza! Deixei minha família em Brasília e vim morar com minha avó em Fortaleza.

Voltei pro C7S, consegui bolsa de 100% e prometi que iria fazer valer tal bolsa. Estudei MUITO durante o ano todo. Voltei a estudar com meus amigos do 3o ano e conheci novos amigos, que foram muito importantes, pois eu não tive meus pais aqui e neles encontrei irmãos. Estudava todos os dias das 8 da manhã às 10 horas da noite. Todo domingo a gente se reunia no colégio pra estudar algo.

Fizemos as provas das Olimpíadas Norte-Americanas de Química (que parecem muito com as provas de marcar do ITA). A partir de agosto, começamos a fazer as provas do ITA e do IME. Fizemos MUITAS provas. Todas que estavam acessíveis, na verdade! Acho INDISPENSÁVEL (para quem quer passar) que essas provas sejam resolvidas! No mais, tive ótimos professores, tive o apoio de amigos, da minha família, da minha namorada e, principalmente, FÉ EM DEUS!

Acreditei na minha aprovação em todo momento e tive GARRA! Nunca fui gênio, sempre fui determinado! Antes de entrar nessa empreitada, saiba o que você QUER! Você, OBRIGATORIAMENTE, vai abrir mão de MUITAS coisas.. e, ao fazer isso, você tem que acreditar que, no fim, vai valer a pena! Resultado de tudo isso: passei na EFOMM, passei na Escola Naval duas vezes, passei na AFA, passei no IME e… PASSEI NO ITA!

Acreditem, não há sensação melhor que ver o resultado de tanto esforço! Agradeço a todos os que acreditaram em mim e que me ajudaram! Agradeço aos meus amigos, que foram irmãos! Agradeço a minha família, minha namorada e a família da minha namorada, que foram como pais! Procurem trabalhar o aspecto mental de vocês..

Não adianta estudar loucamente se no dia você ficar muito nervoso (não passei no IME em 2007 por nervosismo)! O ITA, normalmente, é um projeto pra mais de um ano.. não desista na primeira tentativa! Se você não é gênio, calma.. eu também não sou e passei! Ao resolver as provas anteriores, cronometre um tempo menor que você terá no dia da prova (entre 1h30min e 3 horas)! Leve os simulados a sério!

Não tenha medo de pedir ajuda aos veteranos! Outra coisa que recomendo: leiam o depoimento do Lucas Arêa (o cara é a determinação em pessoa)! Para finalizar, desejo a todos que vão tentar ITA em 2009 muita paciência, muita garra e muito esforço! DÊEM O GÁS GALERA! Foi mal se prolonguei demais! Espero que vocês não achem que eu sei de tudo.. Apenas me dediquei muito e acredito que esse é o maior segredo!

Não sei de fórmulas sobre como passar no ITA, só quis mostrar a minha jornada e ressaltar aspectos que considero importantes!


blog comments powered by Disqus
Visite nossos outros projetos: